segunda-feira, 9 de abril de 2012

[BANNER] O Roleplaying Game como prática de escrita e letramento literário

Este outro banner também foi apresentado no 5º Seminário de Literatura Infantil e Juvenil, nos dias 11, 12 e 13 de abril de 2012, na Universidade Federal de Santa Catarina, no campus da Trindade, Florianópolis – SC.

Este trabalho apresenta o Roleplaying Game como uma alternativa na formação de jovens leitores, visando uma experiência que agrega interação social, produção textual e prática de leitura. Pesquisadores de jogos infantis como Vygotsky (1930) e Kishimoto (1996) salientam a importância da atividade lúdica na vida da criança, e o Roleplaying Game não só cumpre com as funções lúdicas de um jogo como também incentiva a prática de leitura e o trabalho colaborativo. Nos últimos anos, é crescente o número de pesquisas centradas no apelo didático que o RPG tem demonstrado nas mais diversas áreas, inclusive na aquisição de segunda língua. O RPG se destaca no desenvolvimento da oralidade, na produção cultural e também é carregado de elementos de interação, permitindo maior desenvolvimento das atividades sociais. A criação de narrativas e a ambientações das histórias requer um trabalho de lógica, criatividade e pesquisa, o que torna este trabalho muito relevante, ao passo que jovens que costumam criar suas próprias aventuras e/ou cenários tendem a se tornar melhores leitores e escritores.
O artigo integral será publicado no blog em breve.


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